Você se lembra qual foi o primeiro game que jogou? Quando foi seu primeiro contato com um vídeo game? Pra quem é mais velho, fica mais difícil de lembrar. Tenho algumas lembranças que não sei se realmente aconteceu ou é algo da minha imaginação, como a primeira vez que vi um vídeo game. Já outras estão bem vivas em minha memória até hoje, então pra dar aquele quentinho no coração, quero voltar no tempo e descrever tudo nesse post.
Quando eu paro e penso que ganhei meu primeiro videogame com 12 anos, ou seja há 26 anos atrás, me vem um misto de sensações. De um lado lembro de tudo que já fiz e como a vida é generosa comigo, mas bate aquele desespero de ‘o tempo está passando rápido’. E qual foi meu primeiro videogame? Um Mega Drive. Eu tive uma infância bem simples mas muito proveitosa. Ter as coisas nos anos 90 não era fácil, e o primeiro videogame veio comprado de segunda mão. Meu pai chegou em casa com o Mega Drive e mais cinco jogos que me lembro perfeitamente: Sonic The Hedgehog 2, FIFA 95, Double Dragon, Beavis and Butt-Head e Mortal Kombat 2. A minha felicidade e a do meu irmão era indescritível, pois queríamos um videogame há um bom tempo. Mas meu primeiro contato com os games não começou aí.
Eu lembro de ter tido contato com um Dactar (versão brasileira do Atari), onde eu deveria ter no máximo 4 anos pois não lembro da presença do meu irmão, ele nasceu depois, e também tenho na lembrança de ser a primeira casa que eu morei. Meu pai jogou e eu apenas assisti, pois era muito pequenininha. Acredito que ele não tenha ficado muito tempo com esse videogame, não sei se foi emprestado ou comprou e logo vendeu, mas eu lembro do seguinte jogo: o personagem parecia uma estrela do mar, em um labirinto vertical, e sua missão era escolher o caminho do labirinto no qual você não ficasse preso. Por anos eu tinha essa memória mas nunca vi ninguém falar sobre esse jogo. Cheguei até a perguntar pro meu pai se ele se lembrava, mas não. Porém, para escrever esse post resolvi tirar a dúvida e investigar se esse jogo realmente existe. Usei o ChatGPT e tentei descrever com o máximo de detalhes possível. E depois de algumas tentativas, não é que eu descobri qual era o jogo? Eu agora acho que a situação aconteceu conforme escrevi anteriormente, faz muito tempo mas eu tenho essa lembrança muito viva na minha memória. Ah, o nome do jogo é Entombed (valeu ChatGPT!). O personagem não é uma estrela do mar, é apenas um ‘hominho’, onde você deve evitar os fantasmas e se mover para baixo e para cima para não ficar preso no labirinto.
Bom, depois desse Dactar, levou alguns anos até que eu tivesse meu videogame e não lembro muito bem quando comecei de fato a gostar tanto de jogar. Eu fui uma criança introvertida, mas eu também gostava muito de praticar esportes, então na época de escola eu participei de campeonatos, joguei futsal, handball e corria. Mas mesmo tendo uma infância muito legal eu era muito tímida, e acho que os games foram tão importantes pra mim por esse motivo, eu poderia me divertir sem muito contato social. Mas até que eu tivesse o meu, fui dando aquele jeito de jogar na casa dos amiguinhos (apesar de morrer de vergonha de pedir pra jogar).
A maioria das pessoas que eu conhecia na época tinham o Super Nintendo, e um dos jogos que mais me recordo de jogar antes de ter videogame era o The Great Circus Mystery: Starring Mickey & Minnie, um jogo plataforma 2D muito lindinho, onde você podia trocar de roupa para ativar alguma habilidade específica. Outro também que joguei bastante era o Super Mario Bros 3, originalmente lançado para o NES, mas joguei aquela versão Super Mario All Stars. Donkey Kong Country praticamente todo mundo tinha, era um jogo incrivelmente lindo, mas eu só jogava as primeiras fases, pois nunca tive como terminar o jogo até tempos mais tarde.
Donkey Kong Country, The Great Circus Mystery: Starring Mickey & Minnie e Super Mario Bros 3
Eu fui ter um computador com 14 anos, então eu aproveitava quando ia na casa de alguém mais abastado e, se me fosse oferecido, lá estava eu jogando. Um dos primeiros jogos que me lembro foi Doom (e que tornou-se uma das minhas séries de jogos favoritas). A família toda reunida fazendo churrasco e eu lá no quarto matando demônio safado. Lembro como o gráfico era perfeito, como era assustador, e até hoje eu dou um pulo da cadeira quando estou jogando e escuto o som feito pelo Cyberdemon. E assim como foi com o videogame, um dia meu pai chegou em casa com um computador, também de segunda mão, e nele já tinha Doom instalado. Eu não conseguia conter minha felicidade. Te amo pai!
Em uma situação, digamos, bem inusitada, conheci meu primeiro jogo de Mega Drive. Como? Através de uma interferência na televisão. Quem teve televisão analógica nos anos 90 sabe bem como era, normalmente era usado o canal 3 para o videogame. Um belo dia eu estava apertando os botões para mudar de canal, afinal controle remoto era coisa de TV de rico, e coloquei no canal 3. Comecei a observar e percebi uma tela se mexendo, como um túnel, com dois personagens que inicialmente não consegui identificar. Claro, tudo isso numa imagem preta e branca e bem chuviscada. Os dois personagens se moviam, até que em um momento consegui ler ‘Sonic’. SIM, era Sonic The Hedgehog 2 que a vizinha estava jogando na casa dela sendo transmitida através de interferência na minha TV, eram os primórdios da Twitch basicamente! E fiquei assistindo aquela ‘transmissão’ de péssima qualidade por um tempão. Não contendo minha vontade de jogar Sonic 2, falei pra minha mãe e ela deu um jeito de me levar na casa da vizinha pra que eu pudesse jogar, e consegui! Te amo mãe!
Por isso que quando ganhei meu primeiro videogame e ele veio com Sonic The Hedgehog 2 eu me senti a criança mais feliz do mundo. Não lembro se foi quando ganhei o videogame ou o computador, mas em uma das situações eu estava com uma amiga da escola em casa, e quando meu pai chegou eu simplesmente larguei ela de lado e fui correndo mexer no meu novo presente (por favor não me julguem). Levei uns bons meses para conseguir terminar esse jogo pois sempre morria no boss final, que até hoje considero um dos mais difíceis que já enfrentei. Para quem não sabe, você deve enfrentar dois bosses para terminar Sonic The Hedgehog 2: o Mecha Sonic, uma cópia robótica do Sonic, e depois o Dr. Robotnik. Tudo isso sem tomar nenhum dano pois a tela não tem anéis, que são basicamente a vida do Sonic. Se não tem nenhum anel o Sonic morre ao tomar qualquer dano. E era aquilo: se acabasse as vidas e o continue, já era, começa tudo de novo. Devido a esse desafio, as músicas e fases tão lindas, o carisma do Sonic e Tails e por ter jogado-o muito na minha infância, esse jogo me marcou muito, e considero ele o jogo que me tornou uma apaixonada jogadora de videogames. De lá pra cá nunca mais parei. E o mais legal de tudo isso foi ter compartilhado esses momentos com meu irmão. Assim como eu, ele é um apaixonado por games desde criança (quando ganhamos o Mega Drive ele tinha 8 anos). Não vou negar que as vezes tínhamos algumas brigas porque um queria jogar, ou porque um ganhou do outro, mas até hoje jogamos juntos, mesmo morando em cidades diferentes. Te amo irmão!
Outro momento que lembro com muito carinho dos meus primeiros jogos era de ir até a locadora. Era um evento: sexta a noite, depois que meu saía do trabalho, era dia de ir alugar algum jogo. Os jogos na época eram normalmente curtos, mas me lembro perfeitamente de um jogo que eu tive que alugar várias vezes para terminar. Ele tinha um único save no cartucho (era um dos raros jogos que podia salvar na época), então tinha que torcer pra ninguém alugá-lo pra que eu pudesse terminar. O jogo era Turma da Mônica na Terra dos Monstros. Como eu ADORAVA esse jogo, mas ele era muito difícil e longo. Não era simplesmente passar fase: você precisava de equipamentos especiais para chegar em determinado local, tinha vários enigmas, e eu nunca tinha jogado nada parecido. Mas depois de alugá-lo várias vezes, finalmente eu consegui terminá-lo.
Turma da Mônica na Terra dos Monstros foi o meu jogo alugado mais jogado.
Esses jogos foram tão marcantes que até hoje eu jogo alguns deles, principalmente Doom, que criou uma comunidade de modders e que lança coisa nova até hoje, então sempre tem uma versão de Doom diferente pra jogar. Desde o início até hoje foram centenas de jogos dos mais variados tipos, mas tudo começou com esses queridinhos aqui. E então, conhece alguns desses jogos? Se lembra qual foi seu primeiro jogo? Sinta-se a vontade para compartilhar nos comentários. 😉
Deixe um comentário